Gaia Iasi

Gaia Iasi

Bailarina e Professora, formada pela Escola Profissional do Teatro Bolshoi no Brasil e Professora certificada pelo Bolshoi Ballet Academy Teacher Certification Program. Também graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Experiência ministrando aulas de ballet clássico para profissionais, alunos adultos e crianças, ensaísta, coreógrafa, assistente de direção e diretora de palco.

Responsável pelo desenvolvimento do Método de Ensino do Ballet Clássico de uma das escolas mais conceituadas do Brasil.

Coreógrafa, bailarina e atriz convidada do Projeto Literatura e Arte em Cena 2016, apresentado pela Editora Positivo e Ministério da Cultura.

Autora da Enciclopédia do Ballet Clássico, ainda em desenvolvimento.



Brasileira, Natural de São Paulo, iniciou o Ballet Clássico com 3 anos de idade no Ballet Paula Castro, onde cursou dez anos de Ballet clássico, quatro anos de sapateado e quatro anos de teatro profissional

Em novembro de 2001, participou do exame classificatório para ingressar na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (www.escolabolshoi.com.br). A Escola segue o mesmo ideal da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773 (www.bolshoi.ru).

Foi uma entre os poucos selecionados e obteve a formação profissional com: 

- seis anos de Ballet Clássico com direção artística de Wladimir Wassiliev, e com os mestres Nina Speranskaia, Galina Kravchenko, Irina Ranchiskaya, Ludmila Sinelnikova, Elena Serebrova, Nadezhda, Larissa de Araújo, Fabiana Faraco e Jane Dickie.
- cinco anos de Dança a Caráter com Galina Kravchenko e Ludmila Sinelnikova.
- quatro anos de Dança Contemporânea com Philippe Trehet e Amarildo Cassiano.
- dois anos de Dança Popular Histórica com Irina Pyattkina, Fabiana Faraco e Larissa de Araújo.
- quatro anos de Dramatização com Sabrina Lermen, Fabiana Faraco e José Sizenando de Moraes Neto.
- dois anos de Sapateado com Débora Hauer.
- três anos de Dueto de Dança Clássica com Dmitri Lvovich Afanasiev, Ilia Osinovsky e Denys Nevidomyy.
- dois anos de Ginástica Respiratória com Daisy Carvalho e Flávio Sampaio.
- dois anos de Literatura Musical com Márcia Consentino.
- um ano de Maquiagem.
- quatro anos de História do Ballet, do Teatro e das Artes Plásticas.
- três anos e meio de Piano com Pavel Kazarian e Medely Meinster Dib.
- três anos de Preparação e Prática Cênica com professoras de Balé Clássico.
- três anos de Ballet Clássico de Repertório com Galina Kravchenko.
- ensaios para os principais ballets de repertório com os mestres Wladimir Wassiliev, Ekaterina Maximova, Jô Braska Negrão e Jair Moraes e Emílio Martins.

Atuou como bailarina em festivais e apresentações nacionais e internacionais no Brasil e Itália.

Após se formar (2007), retornou para São Paulo, onde poderia dar continuidade aos seus estudos.

Em 2008, iniciou o curso de Pedagogia na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), com o objetivo de ministrar aulas de Ballet Clássico tendo o conhecimento do desenvolvimento da criança e do adolescente.

Com a intenção de planejar aulas de ballet que possam, além de satisfazer os alunos, desenvolver a psicomotricidade e a consciência corporal, em 2011 concebeu e apresentou o trabalho de conclusão de curso universitário “Dança e Psicomotricidade nos Processos de Aprendizagem".

Ainda em 2008, retomou seus estudos de Teatro, ingressando no Teatro-Escola Macunaíma, escola que segue os conceitos de Constantin Stanislavsky. Atuou em seis obras representando personagens de autores como Joseph Kesselring, Woody Allen, Garcia Lorca, Maurice Maeterlink, entre outros. Obteve o certificado profissional após os quatro anos cursados

Ingressou na Company Dance Center (www.companydancecenter.com.br) em 2008. Atuou como professora de Ballet Clássico e como solista convidada. Nesta escola, fez aulas com Ady Addor e Toshi Kobayashi.

Em 2009, fez o Curso Pre-Primary e Primary em Dança, da Royal Academy of Dance e aperfeiçoou o conhecimento na língua Inglesa em Boston-Massachusetts, Estados Unidos.

Em 2010, participou do 28eme Rencontre Internationale des Éducateurs Freinet (23º Reencontro Internacional de Educadores Freinet) em Nantes, França, tendo como principal curso “O Corpo na Escola”.

Durante 2011, foi comentarista do Projeto “Ballet nos Cinemas” – Pathé Live (www.mobz.com.br) nas transmissões para o Brasil. No mesmo ano, participou do curso Metodologia Vaganova, ministrado por Denys Nevidomyy, em São Paulo, Brasil.

Em 2012, 2013 e 2014 trabalhou na produção do espetáculo de final de ano da Company Dance Center, no Teatro Alfa, São Paulo.

Nos anos de 2013 e 2014, elaborou o Método de Ensino de Ballet Clássico da Company Dance Center em parceria com a escola - uma estrutura baseada em estudos dos grandes métodos e adaptada à realidade da instituição.

Em 2013, 2014 e 2015, participou de um curso para professores, Bolshoi Ballet Academy Teacher Certification Program, ministrado em três módulos (um por ano) pela Bolshoi Ballet Academy, em Nova Iorque. O curso aborda o método de ensino da dança clássica utilizado na Escola Coreográfica de Moscou que, baseado no método Vaganova, é focado na musicalidade, força e pureza da técnica clássica. Combinando aulas práticas e teóricas, a certificação dos professores acontece sob a supervisão de mestres da Academia. Seus professores foram: Natalya Revich, Ludmila Kovalenko, Ludmila Kolenchenko, Yevgeniya Michkova e Anastasia Ovdienko. Após aprovada em todos os níveis, recebeu o certificado oficial da Academia.

Em 2013, Gaia escreveu os termos técnicos da Enciclopédia do Ballet Clássico idealizada pela Company Dance Center - uma abordagem aprofundada dos principais termos e definições do Ballet Clássico. Atualmente, trabalha no desenvolvimento deste projeto, para que este seja mais do que um dicionário técnico.

Em julho de 2014, participou no 37th World Congress in Dance Research em Atenas, Grécia, organizado pelo Conselho Internacional da Dança (CID - Conseil International de la Danse) - Unesco.

Em dezembro de 2015, após um logo período morando na Europa, retornou ao Brasil e foi diretora de palco no concerto filarmônico natalino da Universidade Positivo - "Natal de Kolody", uma produção da Pró -Arte Movimento, gestora e produtora de projetos artísticos-culturais, sob a direcao de Jô Braska Negrão.

Em 2016, de abril a setembro aos finais de semana, trabalhou como coreógrafa, bailarina e atriz do projeto Literatura e Arte em Cena, projeto idealizado pela Universidade Positivo em parceria com Jô Braska Negrão com o suporte do Ministério da Cultura e também produzido pela Pró -Arte Movimento. Uma proposta de valorização e implantação de ações educacionais com ferramentas artístico-culturais, por meio de espetáculos a partir da literatura nacional. Uma inspiradora visão da arte aliada à arte do educar que foi realizado em diversas regiões do país, totalizando 12 grandes cidades.

Também durante o ano de 2016, trabalhou como instrutora de ballet clássico no Ballet Paula Castro e fez o Curso de Metologia de Ensino da Escola Nacional de Ballet de Cuba com a Maitre Ramona de Saá e Niurka Naranjo De Saá. Além disso, em março deste ano, fez o curso Análise Funcional do Movimento na Prática Do Ballet com Zélia Monteiro, que tem como base principal de sua pesquisa criativa e pedagógica o pensamento e princípios de abordagem do movimento criados por Klauss Vianna.

Em 2017, fundou a AMA - escola que proporciona aulas de ballet clássico para crianças, adultos e profissionais, particulares ou em grupo.

Durante o mês de janeiro de 2018, Gaia foi voluntária na organização Limited Resource Teacher Training (LRTT) no Nepal. LRTT é um movimento global de professores que trabalha para que o ensino de qualidade seja uma realidade para todos. Essa organização realiza treinamentos para professores em 12 países do mundo, na África, Ásia, América do Sul e Caribe. O foco é construir fortes parcerias com organizações que trabalham em áreas em que professores recebem pouco, ou nenhum, treinamento ou formação.

Gaia mora na Austrália desde dezembro de 2016, trabalhando com professora de ballet clássico e disciplinas associadas.